quarta-feira, dezembro 22, 2010

Via Natal: Natal Maravilha


Flor Maravilha: Sino de Natal?

Vi um cartoon de Paulo Barbosa no blog de uma amiga*. É sobre a ênfase dada a Papai Noel, bem maior que o verdadeiro sentido cristão do Natal. Veja como sintetiza a verdade dos natais onde o comércio predomina, dos natais onde as crianças associam natal a presentes e a shoppings:

Cartoon de natal de Paulo Barbosa

Infelizmente, o natal, que seria uma festa cristã, é nada mais nada menos que a glória de papai noel. Ou melhor dizendo, é a celebração das vendas fantásticas, porque o natal é dos comerciantes. E nós, como as renas que conduzem o bom velhinho, seguimos a onda vermelha, voando atrás do homenzinho super bom e suuuuper generoso fantasiado com roupas, gorro e saco vermelhos... E de barbas brancas. Claro, como avô, fica bem mais confiável.
...
Mas, o que é mesmo o natal? O que significa? Incucada, querendo descobrir o verdadeiro sentido da palavra natal além da definição lógica e conhecida, corri atrás. Onde olhar primeiro? Na Bíblia, lógico, não é o que você também faria? Tenho um livro chamado Chave Bíblica (Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 512 pp (Não consta o local de publicação, apenas: "Impresso no Brasil, Série RA 750 - SBB - 2002 - 109M"). Nele, encontramos todos os verbetes da bíblia. Procurei a palavra natal. Para minha surpresa, não havia esse vocábulo. Vamos procurar mais? Que tal meu dicionário de sinônimos? Nada. Ah! Vamos olhar no Dicionário Etimológico - Prosódico da Língua Portuguesa. Nele, além da definição que consta em todo dicionário ("Natal - adj. Natalício, referente ao nascimento de alguém. Lat. natalis"), encontrei também: "Natal - s.m. O dia 25 de dezembro que foi reservado, pela Igreja Católica, para a comemoração do nascimento de Cristo. A data foi fixada pelo monge, Dionísio, o Curvo, e oficializada pelo papa Júlio I no IV século"**. Ainda não contente, fui buscar mais informações na graaaande enciclopédia popular, aquela de acesso fácil e rápido, o Google.

Meu Deus! "Aproximadamente 767 000 resultados!" Como fazer? Fui pela ordem lógica, ou seja, comecei olhando os mais acessados, os primeiros. Em quase todos, os que se mostravam confiáveis, havia a expressão 'festa pagã'. Saí do Google meio tonta e pensativa.

Agora as minhas conclusões: Todos nós já ouvimos o dito popular "Deus escreve certo por linhas tortas", não é verdade? As festas natalinas, de origens diversas, criadas quase todas com finalidades comerciais, mas dissimuladas em 'comemorações do nascimento de Cristo', foram sabiamente escritas nas linhas tortas traçadas pelo homem. Se o Natal é a comemoração da chegada na terra de um pedacinho do Divino e Santo, é compreensível esse caminho meio tortuoso para se atingir nossos terrenos e falhos corações. Explico: Comemorando-se o nascimento de Cristo, apesar do marketing natalino, do visível efeito compulsivo de compras e mais compras que o comércio nos impõe, há as confraternizações. As confraternizações, também incentivadas para aumentar as vendas de natal, são a redenção do verdadeiro espírito natalino. Vejo nas reuniões familiares, nos encontros de amigos ou companheiros de trabalho, uma bem-aventurança que torna todo o processo tortuoso dos negociantes em bênçãos divinas. Afinal, são famílias inteiras que se reúnem, amigos nem tão amigos assim que se abraçam, empregadores e empregados que se sentam na mesma mesa. As diferenças ficam menores, os laços de família ou de amizade se estreitam. É uma oportunidade única de se conhecer melhor aquela pessoa que não simpatizamos ou que não temos oportunidade de ver em uma outra data.

Vejo assim o Natal. Uma festa criada pelo homem, para proveito próprio, porém, sábia e sutilmente, levando nas entrelinhas algo bem mais nobre e fraternal. É o milagre do Natal!

....
Maravilha, da família das nyctagináceas.
Canteiro de maravilhas - Como as confraternizações natalinas, podemos vê-las em profusão em dezembro, pois se espalham rapidamente. 

Bonina ou maravilha, belas-noites, beijos-de-frade, jalapa, jalapa-do-mato, entre outros nomes populares. Nome científico: Mirabilis jalapa.

 Para você, um Natal com muitas maravilhas - flores e bênçãos!
....
------------
....
*Blog Renascendo, de Lau Milesi.
**Grande Dicionário Etimológico - Prosódico da Língua Portuguesa. Francisco da Silveira Bueno, Ed. Saraiva, São Paulo, 6o Volume.

------------
.....
Veja mais postagens de Natal, neste blog, em: Natal maravilha e A Flor-do-natal de Floripa. Feliz Natal!

-----------------------------------

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Via Natureza: O Intruso






Sobrei!!!


-------------

Feliz Natal!

----------------------------------------

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Via Verde: Folhas Milagrosas ou Folhas Mágicas, Chapéu-de-sol ou Figueira-da-índia


Folhas da figueira, conhecidas como folhas milagrosas ou folhas mágicas.

Folhas e frutos da árvore figueira.
Copa de uma fiqueira, conhecida também como chapéu-de-sol ou chapéu-de-praia.

Figueiras dando sombra aos carros, em Brasília, no estacionamento do Hospital Brasília.

Figueira, terminália, amendoeira, amendoeira-tropical; em Santos (SP), é conhecida como cuca. Já em Angola seu nome é figueira-da-índia*. (Terminalia catappa é seu nome científico). Família das combretáceas. Por sua imensa copa é também chamada de chapéu-de-sol, chapéu-de-praia, guarda-sol ou guarda-chuva, sendo por isto usada em estacionamentos ou grandes áreas. As árvores das fotos estão no estacionamento que fica em frente ao Hospital Brasília.
Seus frutos, parecidos com figos - daí o nome 'figueira', são comestíveis. Quem os ama são os morcegos.
Medicinal, tem um largo uso, por isto chamada de árvore das folhas milagrosas ou folhas mágicas. Como não temos nenhum conhecimento sobre o uso de plantas medicinais, preferimos deixar este assunto para os especialistas. Aqui apenas mostramos a beleza das plantas, tentando incentivar seu plantio e preservação.

--------------

*Há uma outra planta com este mesmo nome, figueira-da-índia. É uma suculenta, mas especificamente, um cacto gigante, com frutos comestíveis e medicinais, também parecidos com figos; a diferença é que, naqueles, há pequenos 'espinhos' em volta dos frutos.

---------------

O Natal está chegando. Este ano estamos reprisando algumas postagens dos anos anteriores. Veja na lateral direita em Postagens de Natal.

 ---------------------------