Macaúba, uma palmeira do Cerrado. Como ajudá-la a continuar entre nós?¹
O Top Blog, que dia 29 próximo inicia uma nova fase, será, com certeza, o maior portal de blogs do Brasil. A edição deste ano vem com muitas novidades. A maior e mais significativa delas é referente à Sustentabilidade: serão mais de 2 milhões de blogueiros envolvidos na campanha colaborativa "Eu Vivo + Sustentável". Seu objetivo é "gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz".² Essa campanha tem como base os quatro princípios elementares da "Carta da Terra".³
Querem saber mais? Vejam, na íntegra, o que dizem seus idealizadores:
"Em 2010, o portal TopBlog traz muitas novidades:
Sistema de indexação e busca de blogs mais avançado;
Novas categorias no prêmio;
Promação, premiação e ações sociais;
Muito mais conteúdo colaborativo;
Sistema de remuneração de blogs em parceria com a "Hot Words";
Rede social de blogueiros;
Novo layout do Portal e Blogs dos Colunistas;
E outras novidades que serão divulgadas durante a campanha 2010"
Então, amigos, vamos participar? Ah! Há também a promoção "Recicle suas idéias em prêmios sustentáveis", com prêmios para blogueiros e internautas. Haverá prêmios toda semana para as melhores idéias de "como levar uma vida mais sustentável". Participe! Aguarde o novo portal e envie suas idéias! Você ganhará, nossa comunidade ganhará e nosso planeta agradecerá!
------------
¹Veja sobre a palmeira macaúba em: Via Natureza 25: Macaúba, uma Palmeira em Extinção?
²Top Blog: http://www.topblog.com.br/
³Saiba mais sobre a "Carta da Terra" clicando em 'Mais Informações', aqui embaixo.
³Saiba mais sobre a "Carta da Terra" clicando em 'Mais Informações', aqui embaixo.
O que é a Carta da Terra?
....
....
A Carta da Terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico eqüitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis. Consequentemente oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável.
A Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto da Carta da Terra começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.
A redação da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.
À luz desta legitimidade, um crescente número de juristas internacionais reconhece que a Carta da Terra está adquirindo um status de lei branca (“soft law”). Leis brancas, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos são consideradas como moralmente, mas não juridicamente obrigatórias para os Governos de Estado, que aceitam subscrevê-las e adotá-las, e muitas vezes servem de base para o desenvolvimento de uma lei stritu senso (hard law).
Neste momento em que é urgentemente necessário mudar a maneira como pensamos e vivemos, a Carta da Terra nos desafia a examinar nossos valores e a escolher um melhor caminho. Alianças internacionais são cada vez mais necessárias, a Carta da Terra nos encoraja a buscar aspectos em comum em meio à nossa diversidade e adotar uma nova ética global, partilhada por um número crescente de pessoas por todo o mundo. Num momento onde educação para o desenvolvimento sustentável tornou-se essencial, a Carta da Terra oferece um instrumento educacional muito valioso." In: A Carta da Terra em Ação.Ver site: http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/what_is.html
--------------------------